Programa

Sessão Pré-Encontro

14 de setembro de 2018 (Sexta-feira)

Local: Unilavras (Hall)

14h às 18h: Inscrições e credenciamento de participantes
Local: Unilavras (Salas 1, 2 e 3)

14h30 às 15h30: Apresentação de trabalhos inscritos
    (Sessões A, B, e C)

15h45 às 16h45: Apresentação de trabalhos inscritos
    (Sessões D, E, e F)

17h: Notícia sobre a 17.ª Conferência do ECHA, em Porto, Portugal (Helena Serra, APCS)

17h30: Desvendamento e exposição de pôsteres inscritos

Sessão A - Sala 1: Identificação de alunos com aptidão e talento específico

1. Alunos altamente habilidosos no Ensino Técnico: uma opção justificada (Claudiane Figueiredo Ribeiro, FAETEC; Lucia de Mello e Souza Lehmann, UFF)
2. Projeto de iniciação científica júnior: um caminho de inclusão que pode mudar a trajetória de alunos oriundos da escola pública (Bruna Mathias da Cruz, Faperj; Jeane Mendonça Garcia, Faperj; Fernanda Serpa Cardoso, UFF; Helena Carla Castro, UFRJ; Cristina Maria Delou, UFF)
3. Instituto Lecca: identificação e atendimento a crianças e jovens superdotados na cidade do Rio de Janeiro (Amanda Oliveira dos Santos, ILECCA; Paula Teresa Pessoa Cavalcanti, ILECCA)

Sessão B - Sala 2: Experiências de intervenção com alunos sobredotados e talentosos

4. Experiências de intervenção com alunos sobredotados e talentosos (Alberto Rocha, ANEIS)
5. Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade (Alberto Rocha, ANEIS)
6. Como responder ao talento na escola regular a partir do Programa Odisseia? (Lúcia C. Miranda, ANEIS)
7. Pedais: o programa de enriquecimento da ANEIS-Braga (Cristina Palhares, ANEIS; Maria Tavares, FAA, ULN)

Sessão C - Sala 3: Famílias com crianças dotadas e talentosas

8. Famílias de estudantes talentosos: um relato de experiência em um grupo de apoio (Rosemeire de Araújo Rangni, UFSCar)
9. Alunos com altas habilidades e sentimentos dos familiares: a experiência do CETAH  (Niterói - RJ) (Juliana Antunes Pessanha, IOC/Fiocruz; Maurício Ribeiro Gomes, PPBI/UFF; Virginia M M F S L Barcellos, ISAT; Cristina Maria Carvalho Delou, IOC/Fiocruz, PPBI/UFF)
10. O engajamento social da ASPAT na captação de recursos para o CEDET: iniciativas de sucesso (Rosielly Barbosa Valverde, CEDET-Assis)

Sessão D - Sala 1: Identificação de alunos com aptidão e talento específico

11. TDAH e superdotação: observação, identificação, avaliação, novo diagnóstico e perspectivas para o futuro (Juliana do Espírito Santo Manhães Guimarães, UFF; Cristina Maria Carvalho Delou, UFF)
12. Atendimento a crianças e jovens superdotados a partir da identificação do talento (Sonia Noemi Klavin Simão, IRS; José Walter Farias, IRS; Rosangela Jesus Pereira Cabral, IRS)
13. Altas Habilidades e Superdotação: Identificar para atender –suporte para pais, professores e profissionais (Mônica Rodrigues Martins Braz da Silva, UFF; Diana Negão Cavalcanti, UFF)

Sessão E - Sala 2: Experiências de intervenção com alunos sobredotados e talentosos

14. Potencialidades e limites da metodologia gamificação: o que diz a literatura sobre a intervenção com alunos com altas capacidades? (Lúcia C. Miranda, UMA; Nuno V. Rodrigues, UMA)
16. Como despertar as vocações STEAM nos jovens? Uma prioridade educativa (Alberto Rocha, ANEIS; Helena Fonseca, ANEIS; Ana Isabel S. Almeida, ANEIS)

Sessão F - Sala 3: Metodologia CEDET – Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento / Posição da universidade sobre formação de profissionais para a área

17. As habilidades socioemocionais e os superdotados (Raquel Lutterbach Ferreira Giannini, IRS, UFF; Cristina Maria Carvalho Delou, UFF)
18. Desenvolvendo o potencial feminino no CEDET: um estudo de caso (Mayra Berto Massuda, UFSCar, Universidad de Granada; Rosemeire de Araújo Rangni, UFSCar)
19. Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação (Fernanda Cardoso Fraga Fonsêca, Universidade de Taubaté)

Exposição de Pôsteres

19. Conceituação de suplementação educacional para alunos dotados e talentosos (Luciane M. S. Oliveira, UFSCar; Rosemeire A. Ragni, UFSCar)
20. Princípios e curiosidades científicas: o método científico como ferramenta de inclusão de alunos com dotação e talento (Paulo César Cristófano Basso, CEDET-Poços de Caldas)
21. Um direito a conquistar (Inês Raquel Zaniboni Guzzo, UFF; Lucia de Mello e Souza Lehmann, UFF)
22. Oficina de reconhecimento das múltiplas inteligências através do uso de jogos: um recurso pedagógico na identificação dos talentos específicos (Anamaria Glória Linhares – CMPDI / UFF; Gianni Isidoro Nascimento - CMPDI / UFF; Josiane Aguiar Cerqueira Feliciano - CMPDI / UFF; Cristina Maria Carvalho Delou - CMPDI / UFF)
23. A ambientação do ensino língua inglesa para estudantes dotados e talentosos: um relato de experiência no CEDET de ASSIS/SP (Rosielly Barbosa Valverde, CEDET-Assis)
24. O dia a dia com a Química (Sacae Yamamoto, CEDET-Assis)
25. CRHEX: Um panorama das atividades do CEDET/Assis (Luciani Stela Franco Gambale, CEDET-Assis)
26. Dotados e talentosos: lidando com estigmas na fase adulta (Jean Costa e Ana Luiza Costa Silva)
27. Linha do Tempo do CEDET de Lavras (Geovani Németh-Torres CEDET-Lavras)

---------- / / ----------

Abertura do XI Encontro Internacional

Local: Unilavras (Auditório 1)

19h: Sessão solene de Abertura
Hino Nacional e Hino a Lavras, executado por Luciano Andrade Salgado e Deborah Antonucci Laprea.

19h15: Fala das autoridades.

19h30: “CEDET 25 Anos” – Dr.ª Zenita Guenther.

20h: Painel “Novas Gerações”.
Coordenador de mesa: André Aguiar Braga.

21h30: Lançamento de livros

---------- / / ----------

15 de setembro de 2018 (Sábado)

Local: Unilavras (Auditório 1)

8h: Apresentação artística

8h15: Conferência “Spiritual Intelligence: Developing Higher Consciousness”
Dr.ª Dorothy Sisk (Lamar University, Estados Unidos)

9h45: Intervalo

10h15: Painel “Programas com Crianças Dotadas – Panorama Internacional”
Coordenadora de mesa: Maria José Granate.
Painelistas: Maria de Fátima Almeida, Anabela Graça, Rita Simões (APCS); Lucia Miranda (UMa); Josué Pérez Tejera, Pablo Rodríguez Flores (ULL).

11h45: Intervalo

13h30: Apresentação artística

13h45: Conferência “Programas extraescolares para alumnado de altas capacidades desarrollados en la Universidad de La Laguna y su evaluación”
Dr.ª Africa Borges del Rosal (Universidad de La Laguna, Espanha)

15h15: Intervalo

15h45: “Programas com Crianças Dotadas – Panorama Nacional”
Coordenadora de mesa: Cristina Delou (UFF).

16h45: Painel “CEDETs no Brasil”
Coordenadora de mesa: Josiane Patrícia de Carvalho (CEDET).

18h: Exposição de Pôsteres

---------- / / ----------

15 de setembro de 2018 (Sábado)

Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Praça Dr. Augusto Silva

19h15: Noite cultural: Apresentação das Meninas Cantoras de Lavras

---------- / / ----------

16 de setembro de 2018 (Domingo)

Local: Unilavras (Auditório 1)

8h30: Momento artístico

8h45: Conferência “A FAMÍLIA, porto de abrigo da criança sobredotada”
Dr.ª Helena Serra (Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas, Portugal)

10h15: Intervalo

10h30: Painel “ASPAT – Pais e Voluntários”
Coordenador de mesa: Tatiane Silva Rodrigues Souza (ASPAT)

11h30: Moções e manifestações. Encerramento.